quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SPFW – Colcci, Iódice e Osklen


Diz-se da Colcci, sem qualquer resquício de maldade, que a presença de famosos em seus desfiles é a compensação para a pouca inspiração de suas roupas. Ironicamente, justo agora em seu melhor desfile dos últimos anos, a marca conseguiu tirar toda a atenção da roupa em nome do burburinho hollywoodiano. A estratégia pode até refletir positiva e imediatamente nas vendas, mas além de marketing uma marca precisa se sustentar também em criatividade.
A grande expectativa do público e da imprensa presente no terceiro dia da São Paulo Fashion Week Inverno 2011 era a participação do ator americano Ashton Kutcher no desfile da Colcci. Falou-se nele durante toda a semana. Esperou-se durante todo o dia. Tudo isso para, num anticlímax, nem desfilar. Apenas aparecer e sorrir ao lado dos estilistas da marca ao fim da apresentação.
Quem prestou atenção ao desfile viu boas peças, como os ternos boyfriend quadriculados usados com hot pants e suspensórios, tubinhos de pied-de-poule e até uma calça e um shortinho de couro bege salpicados de caveirinhas de metal. O jeans wear, carro chefe da marca, só apareceu na segunda metade do desfile, como mostra de uma vontade de levar a marca em uma direção menos óbvia. Pena que dessa vez quase ninguém notou.

Também seguindo uma linha comercial a Iódice fez o seu desfile de sempre, com uma moda discreta, mas com ares de sofisticação. As modelagens vieram ora justas, ora amplas, com cinturas marcadas e altas. As cores predominantes foram o preto, branco e laranja. O couro, praticamente onipresente nessa temporada, também apareceu.

O destaque do dia foi a Osklen, que revisitou a sua trajetória após o incêndio que destruiu os arquivos de sua fábrica no ano passado. Assim Oskar Metsavaht resolveu reinterpretar elementos do guarda-roupa masculino como os cashemeres e transforma-los em vestidos de golas volumosas e cores vibrantes, como laranja, AMAverde, azul royal. O resultado é uma coleção bem invernal, mas ao mesmo tempo aconchegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário